Contrastes!

Queridos Amigos

Já há muito que não partilho aquilo que vou vivendo por estas terras, não que não tenha tanto para contar, pelo contrário! É tanto - imenso - que fico sem palavras. São tantas as imagens que preenchem o meu dia que é difícil escolher uma. Escolho agora uma de beleza para acompanhar esta partilha. De algum modo contrasta com o que vou experimentando.


Comecei, no inicio de Janeiro, a trabalhar a tempo inteiro no JRS Damascus, num dos nossos centros que fica numa zona de periferia, numa das zonas de Damasco mais afectadas pela guerra. O meu papel principal é ajudar na organização da casa, criar condições de possibilidade para que o staff, os colaboradores e sobretudo as crianças (cerca de 200 diariamente) possam disfrutar melhor do espaço no tempo que lhes é dado. E parece tão pouco tempo e tão pequeno espaço para o tanto o que é necessário fazer.

Cada dia vou entrando mais nas histórias, nas feridas, nas memórias de dor e  nos desejos de uma vida reconstruida  ... e  sinto, cada dia, que passam a fazer parte da minha história e da minha memória. O tanto que vamos dando parece tão pouco para que novos desenhos possam preencher as suas vidas. Mas, a verdade é que os sorrisos que nos agradecem  mostram que novos horizontes são desenhados ali, naquele "espaço no tempo que lhes é dado."

A poesia das palavras contrasta também com o sentimento do que experimento. É cru! Dói! Não apetece. É avassalador... rouba-me as palavras e anula-me as forças. No regresso a casa ao final do dia, recupero para que possa viver no dia seguinte o mistério da vida humana, da morte e da vida; da esperança e da impotência; do amor e dos ódios.

Se é verdade que a imagem que acompanha estas linhas contrasta com o que experimento, também é verdade que  - paradoxalmente -  retrata bem o sentir do meu coração: sentimento de paz, beleza, pureza, perfume, horizonte e de esperança. Contradições do mistério da fé.

É neste mistério que vos abraço, de bem com a vida!
Gonçalo

P.S. Obrigado pela pergunta "Como estás?". Obriga-me a ir fundo e a encontrar resposta no meu coração: Estou bem!









....

Comments

  1. É bom saber que tudo vai bem e tão bom que é ler a tua partilha. A imagem realmente tem muito que se lhe diga, juntamente com a descrição. Abraço

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Muito obrigada pela Partilha! Consegue-se mesmo sentir os contrastes...
    Um bj

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Cedro do Líbano

Da Cidade Jasmim

A lua de Damasco corre no meu sangue